albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 27/03/2012 - 15:00h
swap é uma partição para troca, arquivo de troca de dados, é para compensar o uso da RAM do micro, para transferir dados da RAM para lá e des-alocar endereços de memoria.
nos micros novos, basta pouca. 1 ou 2 Giga são suficientes. eu uso 1, mas tem gente que usa 2, mas ainda tem gente que usa apenas 700 mega ou mesmo 512.
Uma regra geral é usar o dobro da RAM, se seu micro tiver até 1Giga de RAM. Assim, 1 Giga num micro de 512, 2 Giga num micro de 1 Giga de RAM.
para os micros maiores, 2, 3 ou 4, 6, 8 giga, a maioria usa apenas i giga swap, ou memso há quem não use.
para meu micro, 8 giga de RAM, a swap nunca é usada, tá sempre vazia.
citação:
quantas partiçoes seriam necessarias no caso? três: uma pra partiçao de boot do windows, uma pro windows e a outra pro linux? ficaria assim?
e pra redimencionar e deletar essas partiçoes, eu uso o particion magic mesmo?
Pode fazer assim sim, tres primarias, e não mexa na partição d eboot windows, mesmo que esteja parecendo vazia ou "system reserved".
Mantenha o win na primeira partição, onde está e se for re-instalar tb o windows, FAÇA ISSO ANTES DE INSTALAR O LINUX e não o contrário.
como vc vai fazer uma partição de linux e com ou sem swap, ao usar o micro, grave seus arquivos de linux no linux e os do windows no windows.
ao usar o micro vc VERÀ as partições windows no linux,mas não verá as partições linux no windows...
windows não lê partição linux.